Arquitetura Sustentável

25/7/2016

A sustentabilidade é entendida por poupar recursos e diminuir impactos no meio ambiente. O sistema construtivo e os materiais utilizados permitem que resultados eficientes sejam alcançados. O entendimento da relação do usuário com as tecnologias sustentáveis contribuirão para a produção de uma arquitetura mais adequada que traz mudanças no modo de vida e a grande abordagem sustentável que se busca em uma edificação precisa ser projetada para atender as novas demandas de um usuário que também passa por um processo de mudança de comportamento e de consciência ecológica. Para que uma construção seja sustentável é preciso ter um olhar amplo no processo da construção, desde a elaboração do projeto arquitetônico, escolha dos materiais, definição do processo construtivo, preparação e administração do canteiro de obras e todas as etapas que resultarão na edificação.

 

Para atingir um maior patamar de sustentabilidade é ideal a utilização de materiais locais, que não exijam grandes distâncias de transporte e que gerem empregos e renda no local da construção, sendo assim ganhos em termos ambientais, econômicos e sociais. É importante levar em consideração as estratégias de projeto, tecnologias e sistemas, materiais e sistemas construtivos, analisar e adequá-los ao projeto que será executado e assim produzir uma arquitetura sustentável. Além disso, deve preocupar-se também com o uso de materiais certificados e que venham de fornecedores legais e que exercem as crenças em relação a diminuição dos impactos ambientais e das emissões de gases poluentes.

As tecnologias mais frequentes para o desenvolvimento de projetos sustentáveis são:

 

  • Sistemas de captação e reuso de águas pluviais;

  • Reuso de águas cinza;

  • Painéis de aquecimento solar e coberturas verdes;

  • Orientação solar e dos ventos para beneficiar o conforto térmico.

 

Com esses cuidados, a arquitetura sustentável busca realizar construções que sejam cada vez mais eficientes energeticamente. Seguindo as especificações da arquitetura sustentável, os prédios são avaliados e recebem um selo de acordo com os parâmetros de sustentabilidade adotados na construção, valorizando o imóvel e garantindo uma vida melhor para a população. Tudo isso, graças à arquitetura sustentável.

 

 

Jessica Nunes | Arquiteta e Urbanista | CAU A100250-3

Arquiteta e Urbanista graduada em 2013, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Goiânia-GO, e Pós - Graduada em Construção Sustentável e Edificações Eficientes - IPOG, Goiânia-GO. Atua em na elaboração de projetos de Arquitetura Residencial, Comercial e Interiores

 

Please reload

Núcleo de Arquitetos e Urbanistas do Oeste Baiano 2015. Todos os direitos reservados.